Os aplicativos geram receita de várias maneiras diferentes, como cobrar dos usuários uma pequena quantia em dinheiro pelo uso de um aplicativo (uma média de 1,02 dólares por aplicativo na Apple Store), cobrando pelo acesso a recursos premium de um aplicativo gratuito. aplicativo ou simplesmente vender espaço para anúncio. Com aproximadamente 3 bilhões de pessoas, ou quase 40% da população mundial, usarando um telefone celular para acessar a Internet em 2018, é obvio que existem milhões de aplicativos por aí, mas apenas alguns estão realmente usados e difundidos. Segundo estatísticas, 52% do tempo que as pessoas passam em mídia digital estão em aplicativos móveis.
A verdade é que os aplicativos para celular excederam as expectativas e podemos esperar qualquer coisa do futuro, desde encontrar objetos perdidos até rastrear entes queridos e pessoas perto de você. Os aplicativos de apostas, por exemplo, cada vez mais difundidos mundo afora, estão chegando para ficar e formar parte do entretenimento dos jovens de hoje em dia. A Vulkanbet oferece um dos destaques do mercado e totalmente voltado para o usuário.
Agora, com os aplicativos recentes que oferecem recursos nos quais é possível conversar, ligar, criar vídeos, compartilhá-los online, rastrear a localização, em algum momento você poderá usar aplicativos baseados em realidade aumentada. Uma parte cada vez maior do bolo de gastos com anúncios para celular são os anúncios de instalação de aplicativos.
Os maiores nomes do setor de streaming de vídeo - Netflix, Snap, Amazon e Disney, anunciaram seus planos de continuar investindo na categoria. Para atender à demanda explosiva, os gastos com anúncios para dispositivos móveis também cresceram cerca de 30% em 2018, atingindo US$ 184 bilhões. No entanto, esse tipo de crescimento também levará ao aumento da concorrência no mercado, dificultando a conquista da lucratividade do marketing de aplicativos.
Outras melhorias na infraestrutura, como a chegada do 5G e o aumento previsto no consumo de vídeo móvel, significam que os serviços de streaming continuarão sua trajetória ascendente, levando mais aplicativos a buscar uma fatia do bolo. O maior aumento na participação de instalações foi observado nos Jogos (+ 29%) e Saúde e Fitness (+ 24%), enquanto Notícias e Alimentos e Bebidas registraram as maiores quedas (-19% e -7% respectivamente).
Apesar do aumento nos mercados em desenvolvimento como Índia e Brasil, seu crescimento está centrado no volume. Quando se trata de monetização, há um declínio acentuado. Dito isto, o baixo custo de mídia e um público considerável podem gerar lucratividade para os profissionais de marketing nessas regiões.
O que esperar de 2020? As tendências que vimos nos últimos anos continuarão, seja o aumento da dependência de instalações não orgânicas e, paralelamente, um nível mais alto de economia de dados e confiança para aumentar a lucratividade do investimento em marketing.