Anunciado à comunicação social no passado dia 25 de setembro, o Watx&Co Connected é uma das ultimas apostas da empresa. Ao longo de alguns dias este “smartwatch” esteve a ser testado e agora vai ser analisado ao detalhe.
Na embalagem
A pequena embalagem que transporta o Watx&Co Connected inclui o relógio, um certificado de garantia e um manual de instruções em vários idiomas.
Características técnicas e primeiras impressões
No que diz respeito a características técnicas, o Watx&Co Connected, não há muito a dizer, pois trata-se de um relógio tradicional da marca e que inclui algumas funcionalidades “inteligentes”, ainda assim destaca-se:
- Diâmetro de 49 mm
- Notificações de chamada, SMS, redes sociais, emails e pedometro
- Comunicação com smartphones através de Bluetooth
- Autonomia até 6 meses
- A prova de água (até 50 metros)
- Compatível com Android e iPhone
Mais informações: Watx&Co
Com um design característico da marca Watx, onde uma das suas características passa pela mudança fácil da bracelete e dessa forma ajustar o look do relógio ao nosso próprio look. A bracelete feita em plástico e com fivela em aço, é extremamente confortável e ajustável ao pulso, sendo que esta gama de smartwatch é dirigida, claramente, ao publico masculino, visto que apenas está disponível no formato XXL, ou seja, para quem tem, tradicionalmente, um pulso mais largo.
Numa caixa com 49 mm de diâmetro, está integrado o relógio tradicional e que é complementado, no interior da circunferência, as funcionalidades inteligentes, com a apresentação de um relógio digital e de todas as notificações que são características deste smartwatch.
Experiência de utilização
Depois de tirarmos o Watx&Co Connected da caixa, colocamo-lo no pulso, e decidimos avançar para a instalação do software no nosso smartphone Android. O software necessário para interagir com o relógio a Watx chama-se “Connected Watch” e está disponível na Google Play Store.
Uma vez instalada a aplicação, tivemos de emparelhar o relógio com o smartphone, bastando para isso ativar o Bluetooth no telefone e colocar o modo de emparelhamento ativo no smartwatch. Confessamos que inicialmente tivemos alguma dificuldade em como o fazer, tendo sido necessário algumas tentativas para o por neste modo de emparelhamento. Ainda assim, e depois de várias insistências, conseguimos que os equipamentos “conversassem e se entendessem”.
A partir desse momento a comunicação passou a existir de forma automática, e sempre que existia uma interação nas redes sociais ou a receção de mensagens, o relógio apresentava as respetivas notificações com um pequeno “bip” alicerçado por um sinal intermitente da notificação respetiva. Quando recebemos uma chamada, e caso o contacto esteja registada na nossa lista, é apresentado o nome de quem está a ligar, não sendo por isso necessário, por exemplo, tirar o telefone do bolso para ver quem nos liga…
A App
A aplicação instalada no smartphone é a grande base deste smartwatch, pois é precisamente nesta App que temos acesso às mais variadas funcionalidades e notificações. Quando é executada, é pedido um registo. Este registo vai permitir ter acesso à funcionalidade relacionada com o nosso bem-estar físico, permitindo o acesso a funcionalidades de monitorização dos passos dados, distancias percorridas e calorias gastas.
A mesma aplicação permite ao utilizador definir que tipo de notificações pretende que o relógio apresente, como é o caso das redes sociais, mensagens de texto, correio eletrónico, agenda e chamadas … Um acesso bastante simplificando e muito intuitivo para qualquer tipo de utilizador, seja ele mais ou menos conhecedor de tecnologia.
Conclusão
O Watx&Co Connected é, na realidade, um relógio puro e com um design jovem, apresentando, como complemento, algumas funcionalidades inteligentes e presentes nos tradicionais smartwatchs.
No nosso entender, o grande trunfo da marca e deste modelo concretamente está no facto de ter um aspeto de “relógio”, mantendo-se assim próximo do que é tradicionalmente definido como um relógio de pulso.
Apesar das nossas dificuldades iniciais em emparelhar o relógio com o nosso smartphone, a interação entre a aplicação e o relógio é muito simples e funcional. As notificações surgem em tempo real no smartwatch e são simples de entender.
O facto de a “máquina” do relógio ser amovível da bracelete permite, por exemplo, a quem já é cliente apenas ter de a adaptar às suas braceletes, permitindo dessa forma um sem numero de aplicações e conjunto possíveis.
No que diz respeito ao preço, consideramos que os 86€ que é pedido pelo relógio (sem bracelete - 13€) é um bom argumento para quem gosta de ter no pulso um relógio tradicional e com estilo que, neste caso, é aliado a tecnologia.