O Grupo InPost, líder europeu em soluções logísticas para o comércio eletrónico, está a instalar um novo tipo de Lockers autónomos, que permitem a sua montagem independentemente da disponibilidade da rede elétrica, graças aos seus painéis fotovoltaicos e ao armazenamento local de energia através de baterias.

 O novo Locker autónomo da InPost mantém todas as funcionalidades dos equipamentos standard. No entanto, foram introduzidas opções adicionais para otimizar o consumo de energia. Por exemplo, a iluminação da máquina é reduzida para 30% da sua potência após o anoitecer e, de madrugada, quando a utilização é insignificante, o Locker pode ser totalmente desligado.

As máquinas têm painéis fotovoltaicos no topo e armazenamento de energia que funciona mesmo em temperaturas negativas. A bateria incorporada permite que o Locker seja colocado em qualquer lugar, independentemente do acesso à rede elétrica.

No âmbito do projeto-piloto, estão também a ser instaladas "máquinas-mãe", ligadas à rede elétrica, que recarregam baterias para alimentar as máquinas autónomas em caso de mau tempo.

“O Locker Autónomo é mais uma inovação do Grupo InPost. Estas máquinas de última geração podem agora ser colocadas em locais anteriormente impossíveis devido à falta de acesso à rede elétrica. Os novos equipamentos tornam a nossa rede mais acessível ao maior número possível de clientes. Trata-se de mais um passo na implementação da nossa ambiciosa estratégia de descarbonização e de uma solução tecnológica única, não disponível no mercado. Vale a pena notar que vamos executar o piloto simultaneamente em quatro países europeus, o que nos dará uma visão única sobre as possibilidades de expansão da rede de Lockers autónomos em países com diferentes condições meteorológicas”, explicou Izabela Karolczyk-Szafrańska, Diretora de Marketing & ESG Officer do Grupo InPost.

Como parte de um piloto de Lockers autónomos, foram instaladas nove máquinas na Polónia – em Cracóvia e Gdansk. No final de maio, foram colocadas em serviço três máquinas em Florença, onde não foi necessário substituir as baterias. Em Londres, estão a ser realizados testes em duas máquinas e, em França, o piloto deverá começar no final deste mês na cidade de Lille, onde estão previstas nove máquinas.

A estratégia de descarbonização do Grupo InPost é um complemento integral da sua estratégia empresarial. A pegada de carbono das entregas dos Lockers da InPost gera até 98% menos emissões de CO2 na última milha, em comparação com as entregas ao domicílio.

O Locker autónomo é mais um passo no esforço da InPost para reduzir a sua pegada de carbono. O Grupo está também a investir no desenvolvimento da eletromobilidade em termos de frota e de carregadores elétricos. Além disso, a InPost é a primeira empresa na Polónia com metas NET-ZERO até 2040 aprovadas pela SBTI e uma das sete empresas a nível mundial no sector da logística a seguir um ambicioso caminho de descarbonização até 2040.

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