Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, sublinhou: “O 5G abre um mundo de possibilidades à população açoriana, rumo a uma sociedade mais digital, mais sustentável e com maior desenvolvimento económico. Esta é uma revolução que a NOS está a liderar em Portugal, desde o primeiro minuto, e, por isso, nos orgulhamos de contar com a maior e melhor cobertura 5G do país, com este enfoque recente aqui no arquipélago. Esperamos com isto ajudar a encurtar a distância entre esta região e todos os outros pontos do País.”
Camilo Moniz, Diretor-geral da NOS Açores, aproveitou a data para realçar alguns dos marcos da operadora na região: “Depois da primeira TV por subscrição nos Açores, e do maior WiFi público na cidade de Ponta Delgada, é com uma imensa satisfação que posso dizer que já entregamos 5G nas nove ilhas do arquipélago. Isto representa uma enorme oportunidade para a região e um marco incrível para a NOS, sendo um ótimo espelho da nossa evolução aqui, que nos permitiu, por exemplo, duplicar o número de clientes nos últimos 5 anos.”
Ao longo das mais de três décadas da sua presença na região, a NOS investiu mais de 83 milhões de euros, contando, neste momento, com 4 data centres. Esta evolução da rede 5G da NOS nos Açores está em linha com o investimento que tem sido feito pela operadora, a nível nacional, e que tem merecido a distinção de várias entidades independentes, como a Ookla, Open Signal, etc. que assinalaram a qualidade e velocidade da rede de última geração da NOS face às das restantes operadoras.