A Kaspersky está a destacar o aumento das tentativas de acesso a recursos de phishing que imitam os serviços do Google. Em Janeiro de 2023, os peritos testemunharam um aumento de 189% nas tentativas a nível mundial, (em comparação com Dezembro de 2022), com a tendência definida a manter-se em Fevereiro. Tais páginas de phishing são concebidas para atrair utilizadores insuspeitos a indicar as suas credenciais de login, permitindo aos atacantes o acesso a múltiplos utilizadores e contas dentro do ecossistema de uma empresa.

A plataforma de alojamento de vídeos do Google YouTube é um alvo particular para os infratores, uma vez que podem utilizá-la para atingir rapidamente os seus objetivos. Kaspersky observou um esquema fraudulento onde os atacantes obtêm acesso à conta de um popular vlogger, mudam o fundo e perfil do avatar, e depois começam a transmitir o seu próprio vídeo.

Um desses vídeos, dedicado a moedas criptográficas e explorações já existentes com Elon Musk, foi utilizado para persuadir os espectadores a seguir um código QR mostrado no ecrã. Uma das ligações levou a um recurso fraudulento que alegadamente hospedava um sorteio de moedas criptográficas, pondo em risco o dinheiro e os dados pessoais dos utilizadores.

"Os ataques de phishing continuam a evoluir e a tornar-se mais sofisticados, com cibercriminosos a explorar serviços online populares como o Google para enganar os utilizadores a desistirem das suas informações pessoais. O aumento da exploração maliciosa do conteúdo vídeo, como se viu neste recente cryptoscam no YouTube, acrescenta mais uma camada de engano, tornando ainda mais difícil para os utilizadores distinguir entre o que é real e o que não é. É essencial que os utilizadores tomem medidas proactivas para proteger as suas contas e dados, tais como o uso de senhas fortes, autenticação de dois factores e soluções de segurança fiáveis", comenta Roman Dedenok, perito em segurança da Kaspersky.

Para se manter protegido contra tais ameaças, os peritos da Kaspersky também recomendam:

  • Utilizar palavras-passe fortes e únicas: Crie senhas fortes e únicas para cada uma das suas contas, e evite usar a mesma senha para várias contas. Utilize uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para criar uma palavra-passe difícil de adivinhar.
  • Estabeleça uma autenticação de dois fatores: A autenticação com dois fatores acrescenta uma camada extra de segurança às suas contas, exigindo uma segunda forma de identificação, tal como um código enviado para o seu telefone ou uma aplicação de autenticação, para além da sua palavra-passe.
  • Tenha cuidado com emails e mensagens suspeitas: Não clique em ligações ou descarregue anexos de remetentes desconhecidos, e tenha cuidado com as mensagens que pedem as suas credenciais de login ou informações pessoais.
  • Use a solução de segurança: Instale uma solução de segurança fiável para proteger o seu dispositivo contra malware e ataques de phishing. Assegure-se de manter o software atualizado e executar scans regulares.
  • Verifique a autenticidade das fontes: Verifique a autenticidade de websites e fontes antes de clicar em links ou de introduzir qualquer informação pessoal. Desconfie de sites com aspeto suspeito ou domínios desconhecidos.

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 190 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top