Daniel Markuson, especialista em cibersegurança da NordVPN diz que “pela pouca informação que dispomos, parece ter sido um ataque de negação de serviço, mais conhecido por “DoS”, e considerando que nenhum pedido de resgate foi feito, o principal motivo parece ser causar como a maior número de distúrbios possível. Em grande das vezes, os ciberataques a empresas têm como único objetivo o ganho financeiro e são indiscriminados. Neste caso, no entanto, considerando que não apenas os sistemas da Vodafone foram o alvo, mas também os backups, o ataque foi planeado e deliberado.”
O especialista continua, “A gravidade deste ataque não pode ser menosprezada. Os serviços afetados são críticos não apenas para os cidadãos, mas como para instituições fundamentais, hospitais, bombeiros e polícia, sem mencionar bancos e empresas em todo o país que dependem dos serviços da operadora. Em tempos como estes, é crucial destacar a importância de melhorar a cibersegurança, pois cada vez mais toda a sociedade depende das tecnologias digitais e este tipo de incidentes tornam-se uma questão de segurança e soberania nacional.”
Em ordem de se proteger de ciberataques, Daniel Markuson recomenda as seguintes práticas para cidadãos e empresas:
* Atualize os seus softwares regularmente. Adiar as atualizações nunca é uma boa ideia, pois os agentes mal-intencionados podem explorar vulnerabilidades do sistema que já foram corrigidas.
* Use um gestor de palavra-passe para criar e gerir as suas palavra-passe. Uma palavra-passe forte pode levar meses para um hacker descobrir. Felizmente, a maioria dos gestores de palavra-passe pode ajudá-lo a gerir e criar uma palavra-passe complexa, para não precisar de se lembrar dela.
* Muitas pessoas ainda têm uma compreensão muito vaga sobre segurança online. Treine-se a si e á sua equipa.
* Use uma VPN. Com uma rede privada virtual o seu tráfego fica encriptado e oculta o seu endereço IP, melhorando a sua segurança e privacidade. Porem uma VPN não o proteja de todas as ameaças, aumentará substancialmente a sua segurança geral.
* Faça backup regularmente dos seus ficheiros. Se for tarde demais e o malware já infetou o seu dispositivo, isso não significa que o jogo acabou. Ao fazer backup dos seus ficheiros regularmente, pode limitar os danos de um ciberataque