O AOC PDS241 de 24″ e o AOC PDS271 de 27″ são dois monitores absolutamente únicos com uma aparência exclusiva. Ambos possuem um painel AH-IPS sem moldura em três lados, e um suporte metálico assimétrico que esconde os cabos de alimentação e de imagem no seu interior, o que lhes dá um aspeto ultrafino e minimalista. O modelo PDS271 de 27 polegadas conquistou recentemente o prémio 2017 COMPUTEX d&i pelo seu impressionante design.
A jornada que conduziu a este fantástico design começou com uma citação de Ferdinand Alexander Porsche, a qual é um dos grandes princípios do Studio F. A. Porsche: “Se analisarmos a função de um objeto, a sua forma torna-se óbvia.”No caso de um monitor, a sua função é exibir conteúdos visuais, algo que é conseguido através do seu componente central: o painel. Conceptualmente, o monitor ideal seria um painel puro e limpo, sem qualquer suporte, cabos ou demais distrações. Mas quando olhamos para a realidade, percebemos que os monitores de hoje em dia apresentam uma certa desorganização devido aos cabos suspensos na sua área traseira. Portanto, o conceito por detrás do design da série PDS Series passa por eliminar esta desordem, através da combinação da função de suporte e dos cabos num só, ao ajustar estes últimos de forma a que se tornassem no próprio suporte. O resultado final é um suporte metálico assimétrico, inspirado na aparência da fluidez natural do cabo, que esconde no seu interior cabos e ligações. O formato cilíndrico da articulação do suporte dá ainda aos utilizadores uma perceção intuitiva da sua capacidade de inclinação.
Os ecrãs da série PDS são atrativos a partir de qualquer ângulo. Na parte frontal, o design sem moldura em três lados permite aos utilizadores usufruir de todo o potencial dos painéis AH-IPS, enquanto que o suporte metálico assimétrico acentua o seu aspeto simplista e minimalista. Estes monitores têm ainda a aparência mais limpa de sempre na sua parte traseira, pelo facto de não existirem quaisquer cabos visíveis, tornando-os monitores perfeitos para espaços públicos. Já as laterais da série PDS são fascinantes, com apenas 5,2 mm de espessura.
As ligações de alimentação e de imagem encontram-se dentro do suporte metálico, que termina numa caixa externa modular com entradas HDMI e de energia. A integração dos cabos no suporte revoluciona a abordagem tradicional ao design de monitores. Com a série PDS, a “forma” cresce para além da “função”.
Por fora, estes modelos exibem um design completamente distinto dos restantes monitores existentes no mercado. Por dentro, estão também equipados com os mais recentes painéis AH-IPS da AOC, os quais se adaptam praticamente a todos os cenários de utilização. Estes painéis oferecem 1920 x 1080 píxeis numa resolução Full HD com amplos ângulos de visão de 178 °. Graças à tecnologia SuperColor WCG da AOC, os painéis suportam 100% da gama de cores RGB e 90% da gama NTSC.
Ambos os monitores estão ainda equipados com a tecnologia Low Blue Light da AOC, que reduz a emissão de luz azul de comprimento de onda curto, prejudicial à visão humana, e com a tecnologia Flicker-Free, que regula os níveis de brilho dos monitores com DC (corrente contínua), em vez de PWM (Modulação de Largura de Impulsos), para reduzir o efeito de cintilação e aliviar o desconforto nos olhos.
O preço recomendado para os modelos PDS241 e PDS271 é de 219 euros e 299 euros, respetivamente.