Mark Zuckerberg anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade no Instagram - Channels - que permite aos utilizadores partilharem mensagens de texto, sondagens, e interagir com os seus seguidores. A equipa da Meta prometeu que o novo formato estará disponível a todos os utilizadores nos próximos meses.

O “Channels” é uma ferramenta popular já utilizada noutras plataformas de mensagem e plataformas, tais como o Telegram. Os peritos da Kaspersky prepararam um pequeno guia com dicas para ajudar os proprietários dos canais a manter os seus dados pessoais seguros, e não cair na armadilha dos cibercriminosos.

A Kaspersky está a destacar o aumento das tentativas de acesso a recursos de phishing que imitam os serviços do Google. Em Janeiro de 2023, os peritos testemunharam um aumento de 189% nas tentativas a nível mundial, (em comparação com Dezembro de 2022), com a tendência definida a manter-se em Fevereiro. Tais páginas de phishing são concebidas para atrair utilizadores insuspeitos a indicar as suas credenciais de login, permitindo aos atacantes o acesso a múltiplos utilizadores e contas dentro do ecossistema de uma empresa.

A Microsoft anunciou hoje o Microsoft 365 Copilot, um copiloto para o trabalho que utiliza inteligência artificial (IA) de nova geração para melhorar a produtividade dos utilizadores. O Microsoft 365 Copilot combina o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com os dados nas aplicações Microsoft 365 para transformar conteúdo textual nas ferramentas de produtividade da tecnológica.

"A Microsoft está a aplicar o poder da inteligência artificial de nova geração à produtividade", referiu Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. "Com o nosso novo copiloto para o trabalho, damos às pessoas mais autonomia e tornamos a tecnologia mais acessível através de uma interface universal: a linguagem natural", acrescentou.

A ESET descobriu websites falsos de Telegram e WhatsApp que visam sobretudo utilizadores de Android e Windows com versões falsas daquelas apps de mensagens instantâneas. A maioria das apps maliciosas detetadas são clippers – malware que verifica constantemente dados copiados pelo utilizador, neste caso, para roubar fundos de criptomoeda. Algumas destas apps usam inclusive reconhecimento ótico de caracteres para reconhecer texto em imagens armazenadas nos dispositivos atacados – uma estreia absoluta em malware Android.

Os operadores destas aplicações fraudulentas visam principalmente utilizadores de língua chinesa e não é por acaso: tanto o Telegram como o WhatsApp estão bloqueados na China há vários anos. Para obter estas aplicações, os utilizadores têm de recorrer a canais não oficiais, ficando mais expostos a ciberameaças.

Ser a primeira a entrar num mercado pode proporcionar uma vantagem significativa a uma empresa, uma vez que permite estabelecer uma base e desenvolver o reconhecimento da marca antes da chegada de qualquer concorrente. No caso do digital, este passo tem muito que se lhe diga.

Os pioneiros digitais são tipicamente indivíduos ou organizações extremamente focadas em tecnologia, com um profundo conhecimento do seu potencial. São muitas vezes percusores que estão dispostos a assumir riscos, experimentar novas ideias e investir tempo e recursos no desenvolvimento de novas soluções digitais.

O sistema anti-phishing do Kaspersky impediu mais de 500 milhões de tentativas de acesso a websites fraudulentos em 2022. Isto é duas vezes mais quando comparado com os números de 2021. O “isco” mais utilizado para estes ataques foram serviços de entrega, mensageiros, e plataformas de criptografia de moeda. Estas e outras descobertas podem ser encontradas no novo relatório do Kaspersky sobre Spam e Phishing em 2022.

A S21sec, um dos principais fornecedores de cibersegurança da Europa, publicou o seu relatório semestral de referência, Threat Landscape Report, que analisa a evolução do cibercrime ao longo da segunda metade de 2022. O relatório, liderado pela equipa de Threat Intelligence da empresa, analisou um total de 1.487 ciberataques e 44 famílias de ransomware, que tiveram como alvo distintos setores estratégicos.

Pág. 1 de 3267

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top