Ernest Quingles, presidente executivo da Epson Ibérica, partilhou com os convidados os êxitos alcançados nestes anos e a visão do futuro da Epson como uma das empresas tecnológicas mais desenvolvidas a nível mundial e que desde o início apostou no desenvolvimento de tecnologia própria para liderar as mudanças que afetam o mercado: a criação da primeira impressora de tempos para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 até à chegada dos smartglasses, com revolucionárias aplicações destinadas a melhorar a eficiência em múltiplos setores profissionais – como o médico ou industrial –, ou o futuro com a robótica ou a impressão 3D como protagonistas.
Tal como destacou Ernest Quingles, a capacidade de inovação tecnológica da Epson é a marca distintiva da empresa, que ao longo do último século conseguiu importantes marcos em termos de investigação tecnológica com o objetivo constante de “superarmo-nos dia adia e ajudar as empresas – e cidadãos em geral – a progredir, avançar e melhorar graças à tecnologia, para tornar as suas vidas mais fáceis”. A Epson é uma empresa líder em inovação em diversos âmbitos – para além das tradicionais impressoras – o que explica o facto de contar com mais de 50.000 patentes e seja capaz de registar 5.000 novas patentes anualmente. Neste sentido, cabe destacar que “o grupo dedica 6% da faturação anual à investigação e desenvolvimento, o que implica um investimento aproximado de 1,5 milhões de euros por dia (mais de 400 milhões anuais).
Desta forma, Quingles destaca “o desenvolvimento de tecnologia própria como um aspeto chave para a empresa”. Algo que permitiu à Epson apresentar ao mundo importantes avanços como a primeira impressora de tempos criada há 50 anos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, as impressoras de jato de tinta com uma autonomia de 75.000 páginas, o sistema de giroscópio de todos os smartphones que usamos atualmente ou, mais recentemente, os smartglasses com revolucionárias aplicações para melhorar a eficiência e processos no terreno profissional.
Na altura desta importante comemoração da trajetória da empresa nipónica, Hiroshi Azuma, Embaixador do Japão, quis felicitar a Epson pela gestão levada a cabo ao longo destes anos. Além disso, Azuma destacou a importância das empresas japonesas para o crescimento da economia em Portugal.
A localização da sede da empresa nas Lagoas Park teve um peso significativo com a presença de Paulo Vistas, presidente da Câmara de Oeiras, que manifestou a importância para a região da presença de empresas pioneiras e inovadoras como a Epson. Diogo Rebelo, administrador da Teixeira Duarte felicitou a Epson pelos seus 25 anos e manifestou a satisfação com as sinergias e capacidade de empreendimento das empresas instaladas no Lagoas Park.
{gallery.start}{gallery.end}
Inauguração do espaço Epson Experience
Coincidindo com a celebração do aniversário na sede da empresa foi inaugurado o novo espaço de exposição Epson Experience. Um autêntico hub tecnológico de 150 m2 a partir de onde a marca quer pretende tornar a tecnologia mais acessível a clientes e utilizadores interessados em conhecer de perto os novos desenvolvimento do grupo japonês.
Após um investimento inicial de cerca de 200.000 €, as instalações do espaço Epson Experience são apresentadas como um ambiente ideal para mostrar todo o potencial das tecnologias como a realidade aumentada – graças aos smartglasses Moverio –, impressão ininterrupta de jato de tinta, a que mais respeita o meio ambiente, ou a projeção interativa táctil destinada à aprendizagem colaborativa no setor educativo e a aumentar a eficiência das reuniões nas empresas, entre outros.