A Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas (CISA) revelou a existência de duas falhas graves em routers TP-Link no seu catálogo de vulnerabilidades identificadas e exploradas (KEV), alertando para riscos imediatos. A CISA alerta que milhões de redes domésticas e de pequenas empresas que utilizam modelos populares da marca estão expostos a ataques ativos por parte de cibercriminosos.

A Apple revelou oficialmente a nova linha de smartphones iPhone 17, composta por quatro modelos que marcam mais uma etapa na evolução do produto mais icónico da empresa. O grande destaque vai para o iPhone Air, apresentado como o mais fino de sempre, acompanhado de melhorias na autonomia da bateria, câmaras mais avançadas e o novo processador A19, desenhado para potenciar as funcionalidades de inteligência artificial.

A Qualys anunciou que a sua plataforma de gestão de riscos de cibersegurança obteve a certificação FedRAMP High, o nível mais rigoroso dentro do Programa Federal de Gestão de Riscos e Autorizações dos Estados Unidos. Com esta acreditação, a empresa junta-se ao restrito grupo de fornecedores de elite autorizados a proteger os sistemas mais sensíveis do governo norte-americano.

A Kaspersky anunciou o reforço da sua linha de produtos de referência, a Kaspersky Next, com duas novas soluções direcionadas para pequenas e médias empresas: o Kaspersky Next XDR Optimum e o Kaspersky Next MXDR Optimum. Ambas foram concebidas para oferecer proteção avançada, resposta automatizada e facilidade de implementação, ajudando organizações que enfrentam orçamentos limitados e escassez de profissionais qualificados a protegerem-se de ameaças sofisticadas.

A ESET, a maior empresa europeia de cibersegurança, revelou a descoberta de um novo agente de ameaças batizado de GhostRedirector, ativo desde finais de 2024 e que comprometeu pelo menos 65 servidores Windows em junho de 2025. As vítimas foram detetadas maioritariamente no Brasil, Tailândia, Vietname e Estados Unidos, mas também em países como Canadá, Finlândia, Índia, Países Baixos, Filipinas e Singapura. Segundo os investigadores, este agente de ameaças tem fortes indícios de estar alinhado com interesses chineses.

No mais recente estudo "Exploits e Vulnerabilidades no Q2 de 2025", a Kaspersky alerta para o crescimento do número de utilizadores de Windows e Linux confrontados com ataques baseados em exploits, em comparação com 2024. De acordo com dados do site cve.org, também o número total de vulnerabilidades registadas no primeiro semestre de 2025 aumentou face a anos anteriores, confirmando a tendência de intensificação da atividade maliciosa.

Pág. 15 de 4859
Top