A Microsoft acaba de anunciar a expansão do seu portefólio Surface Copilot+ PCs para Empresas com a chegada do novo Surface Laptop 5G, um portátil de 13,8 polegadas equipado com processadores Intel Core Ultra Série 2. Em Portugal, este modelo, juntamente com o Surface Laptop de 13 polegadas e o Surface Pro de 12 polegadas, ficará disponível a partir de 2 de setembro.

A Fortinet divulgou o seu relatório global 2025 State of Operational Technology and Cybersecurity, revelando que as organizações estão a atribuir crescente importância à segurança das suas infraestruturas OT (tecnologia operacional). O estudo mostra uma maior responsabilização da liderança executiva, com 52% das empresas a indicarem que o CISO ou CSO já lidera a estratégia de segurança OT — um aumento substancial face aos 16% registados em 2022.

A Kaspersky revelou uma nova vaga de ciberataques que explora utilizadores da rede Ethereum, com promessas falsas de reembolso de taxas de transação (as chamadas gas fees). Através de e-mails de phishing e sites fraudulentos, os cibercriminosos convencem as vítimas a introduzirem credenciais das suas carteiras digitais, resultando frequentemente no roubo total dos seus fundos. Os sites, visualmente convincentes, imitam plataformas legítimas e convidam os utilizadores a “ligar a carteira” para receber o suposto reembolso — momento em que os atacantes ganham acesso total.

A Check Point Research (CPR) identificou uma campanha sofisticada de ciberataques que explora uma vulnerabilidade crítica no Microsoft SharePoint on-premise, identificada como CVE-2025-53770. A falha, ainda sem correção oficial, permite a execução remota de código por atacantes não autenticados, dando-lhes controlo total sobre servidores afetados.

A ESET, a maior empresa europeia de cibersegurança, lançou o seu relatório sobre as principais ameaças digitais do primeiro semestre de 2025, e os dados são preocupantes. O destaque vai para o ataque ClickFix, um novo tipo de ameaça que registou um crescimento superior a 500% desde o final de 2024, tornando-se já o segundo ataque mais comum no mundo digital, logo após o phishing. Este método simples, mas eficaz, leva os utilizadores a copiarem comandos maliciosos apresentados como soluções de erro, comprometendo os seus dispositivos — seja em Windows, macOS ou Linux.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou na sua cimeira em Nova Iorque o Amazon Bedrock AgentCore, uma nova infraestrutura que promete facilitar a criação, operação e escalabilidade de agentes de IA seguros e empresariais. Estes agentes são sistemas autónomos que raciocinam, planeiam e executam tarefas, com potencial para transformar a produtividade em múltiplos setores.

Pág. 39 de 4859
Top