A rápida evolução das ameaças cibernéticas exige respostas igualmente ágeis e colaborativas. Nesse contexto, o Centro Europeu de Combate ao Cibercrime da Europol (EC3), a principal entidade da União Europeia dedicada a combater crimes digitais, firmou uma parceria estratégica com a ESET, maior empresa europeia de cibersegurança, para lançar o Cyber Intelligence Extension Program (CIEP). Esta iniciativa pioneira tem como objetivo fortalecer a cooperação público-privada, promovendo a partilha em tempo real de informações críticas para prevenir, investigar e mitigar ataques cibernéticos complexos.
A Apple parece estar prestes a lançar um novo modelo de MacBook, que será o mais barato da linha. De acordo com as mais variadas fontes, o novo modelo deve entrar em produção em massa no terceiro trimestre de 2025 e custará entre 600 e 700 dólares.
Duas empresas de cibersegurança líderes, a NeuralTrust e a SPLX, demonstraram que as proteções do GPT-5 podem ser ultrapassadas por técnicas de ataque inovadoras. A NeuralTrust desenvolveu a técnica chamada "Echo Chamber", que manipula subtilmente o contexto das conversas para induzir o modelo a gerar instruções proibidas, como a criação de coquetéis molotov, sem usar comandos claramente maliciosos.
Uma investigação da empresa de cibersegurança Sublime Security revelou uma nova e engenhosa campanha de malware a circular na plataforma de e-mail Microsoft 365, na qual hackers utilizam falsos e-mails do OneDrive para enganar utilizadores e comprometer os seus computadores.
Na semana passada foi lançada a versão WinRAR 7.13, trazendo a correção para uma grave vulnerabilidade de directory traversal, identificada como CVE-2025-8088. A falha, que estava a ser explorada ativamente por cibercriminosos, foi detalhada por investigadores da ESET que detetaram ataques em curso.
O icónico som de ligação à internet através de modem vai tornar-se apenas uma memória. A AOL, agora integrada na Yahoo!, anunciou que irá encerrar o seu serviço de internet por ligação telefónica no dia 30 de setembro de 2025, pondo fim a uma tecnologia que marcou gerações desde o seu lançamento em 1991.