A Amazon Web Services (AWS) anunciou a integração dos modelos de open weight da OpenAI - gpt-oss-120b e gpt-oss-20b - nas plataformas Amazon Bedrock e Amazon SageMaker AI. Estes modelos permitem às empresas desenvolver rapidamente aplicações de inteligência artificial generativa, aproveitando o poder da cloud da AWS com ferramentas de última geração.
Nesta rubrica especial da Wintech, revisitamos alguns dos programas mais marcantes da história da informática - verdadeiros clássicos que, pelo seu impacto, inovação ou longevidade, merecem ser recordados. Seja por nostalgia ou curiosidade tecnológica, o Baú do Software leva-nos numa viagem aos tempos em que cada instalação era feita a partir de um CD-ROM, e onde certas aplicações se tornaram autênticos pilares da era digital.
Um desses nomes é o ZoneAlarm, o software que, no final dos anos 90, se destacou como pioneiro na proteção pessoal contra as ameaças da internet.
A Altice Portugal vai cortar cerca de 1000 postos de trabalho, o equivalente a 16% da sua força laboral, numa medida associada à crescente aposta em inteligência artificial e automação. Segundo o sindicato dos trabalhadores, liderado por Jorge Félix, cerca de 800 colaboradores já tinham aderido voluntariamente ao programa de rescisões em julho, sendo agora somados mais 200. A medida visa também tornar a empresa mais atrativa para potenciais compradores, numa altura em que enfrenta forte concorrência no mercado, especialmente da DIGI.
O prestigiado Festival de Cinema de Veneza, o mais antigo do mundo, confirmou oficialmente que foi alvo de um ataque informático que resultou na violação de dados pessoais de vários participantes. Entre os afetados estão jornalistas, críticos de cinema e outros profissionais ligados à indústria cinematográfica. A violação foi inicialmente revelada depois de alguns repórteres, nomeadamente do The Hollywood Reporter, terem recebido cartas de notificação de violação de dados, confirmando que os seus dados tinham sido comprometidos.
A Microsoft confirmou oficialmente que, para aderir ao programa Extended Security Updates (ESU) do Windows 10 — que prolonga o suporte de atualizações de segurança para além de 14 de outubro de 2025 — será necessário utilizar uma Conta Microsoft, mesmo que se opte pela modalidade paga de 30 dólares.
A equipa de investigação da Check Point Research descobriu uma vulnerabilidade crítica no Cursor IDE, uma popular plataforma de desenvolvimento assistida por IA. A falha, identificada como CVE-2025-54136 e batizada de MCPoison, permite a execução remota persistente de código (RCE) sem notificação ao utilizador, colocando em risco projetos colaborativos e ambientes de desenvolvimento. Esta vulnerabilidade reside no Model Context Protocol (MCP), que pode ser manipulado após uma primeira aprovação para executar comandos maliciosos silenciosamente, sempre que o projeto for aberto.